06/07/2017

Reflexão!


Um mestre reuniu várias pessoas que desejavam ser seus discípulos e lhes disse:
– Antes de aceitar alguns de vocês como discípulo, quero que vocês me respondam uma coisa. Quem é a pessoa mais importante na sua vida?
Uma mulher disse:
“Meu filho é a pessoa mais importante na minha vida.”
“Meu namorado é a pessoa mais importante na minha vida.” Disse uma jovem.
“Minha mãe é a pessoa mais importante na minha vida.” Disse um rapaz.
Uma a uma, cada pessoa foi dizendo quem era a pessoa mais importante de sua vida.
Sobrou apenas um senhor, já mais idoso, que ficou para o final. O mestre então perguntou:
– E o senhor? Quem é a pessoa mais importante da sua vida?
– Eu mesmo, disse o homem. – Eu sou a pessoa mais importante da minha vida.
O mestre tomou a palavra.
– Dentre todos que estão desejando ser meus discípulos, esse senhor foi o único que respondeu essa questão da forma mais correta.
– Entenda uma coisa… continuou o mestre se dirigindo a todos. – Você é a pessoa mais importante da sua vida, e isso não tem a ver com egoísmo. Muitas pessoas vivem em função de outras ou vivem para as outras. Alguns chegam a apenas existir para ficarem com as outras, e até servirem as outras. Por mais que possamos ajudar os outros, família, amigos ou conhecidos; por mais que possamos ser desprendidos de nós mesmos e dos nossos interesses pessoais, a pessoa mais importante continua sendo nós mesmos. Quem vive a vida dos outros acaba esquecendo de si mesmo, e não vive a própria vida como deveria. Estamos aqui neste mundo para aprender a amar a todos, e o amor consiste em conviver com as pessoas que amamos, e não em “vivermos para elas” ou “em função delas”. Aprendam essa verdade da vida.

(Hugo Lapa)

Nenhum comentário: