06/03/2010

ENTENDENDO O SEMELHANTE...

Por que o ser humano encontra tanta dificuldade para conviver com seus semelhantes?
Será tão complicado entender que todas as pessoas querem simplesmente viver da melhor forma possível?
Mas, na verdade, é justamente este o problema, pois para que a vida de cada pessoa se torne melhor são necessários parâmetros de comparação entre o ontem, o hoje e o amanhã e, desta forma, as pessoas acabam buscando modelos de vida e felicidade muitas vezes inapropriados levando em consideração aspectos efêmeros.
Os conceitos de felicidade ainda estão baseados principalmente em "ter", enquanto deveriam estar focados em "ser".
A busca da felicidade deve estar pautada prioritariamente no entendimento e aceitação das pessoas como realmente elas são e somente assim poderemos estar iniciando a jornada pelo conhecimento da essência da vida e consequentemente buscando nosso autoconhecimento.
Os que já lograram tal intento são aqueles que vivenciam o "eles" em lugar do "eu" e do "nós".
Para esses, o semelhante é a comunidade planetária, a verdadeira pátria que é o Planeta Terra.
Se o encarnado procura pautar sua vida pelos conselhos sábios do Grande Criador e se esforça para trabalhar em prol de sua evolução espiritual, certamente, poderá atingir o entendimento do vosso semelhante.
Se este sentimento for sincero, poderemos estar preparados para aceitar muitas atitudes alheias à nossa vontade.
Se nossa postura estiver baseada em uma conduta verdadeira, poderemos progredir no caminho do entendimento e da resignação.
Nada é mais engrandecedor do que ouvirmos críticas e imediatamente estarmos preparados para uma auto-análise tranqüila e desta forma estaremos exercitando nosso autocontrole
.Assim, é necessário que não se dê guarida aos maus pensamentos, àqueles que nos fazem perder o equilíbrio e nos afastam do caminho que desejamos seguir, da conduta que temos por hábito adotar, no intuito de conseguir vitórias espirituais. Temos de buscar o equilíbrio entre o que desejamos e por que o desejamos e, então, poderemos "libertar o espírito por meio da matéria e a própria matéria por meio do espírito", ou ainda, fazer do fixo o volátil e do volátil o fixo, onde não se pode fazer cada etapa independentemente.
Pense nisso!
Paz e Luz em seu coração!
(Affonso Celso Gonçalves Jr.)

Nenhum comentário: