20/08/2010

OS DEZ MANDAMENTOS DA TERCEIRA IDADE...

- Não se aposente da vida, pois a vida é atividade e o verdadeiro elixir da juventude é o dinamismo.
Não despreze as ocupações, enquanto tiver energias para as lutas cotidianas.
- Seja independente e preserve sua liberdade, mesmo que seja dentro de um quartinho. Não economize no item "moradia" pois a próxima vai ser a última e definitiva.Aproveite a penúltima com tudo que tem direito.
- Mantenha o governo da sua própria bolsa. Ajude os seus filhos financeiramente na medidas das suas posses; reserve uma parte para as emergências, tenha o melhor plano de saúde que puder pagar.
- Cultive a arte da amizade como se fosse uma planta rara, cercando os familiares e amigos de cuidados como se fossem flores.
Se sua memória estiver falhando, anote numa agenda, as datas mais importantes de sua vida e compartilhe com eles a alegria de estar presente.
- Cuide da sua aparência e seja o mais atraente possível.
- Seja cordial com seus vizinhos, pois um bom vizinho é sempre um tesouro, especialmente se os parentes morarem distantes.
- Cuidado com o nariz, e não se intrometa na vida dos filhos adultos.
Eles são seres com cérebro, coração, vontade e contam com muitos anos para cometerem seus próprios erros.
- Fuja do vício mais comum da terceira idade, que é a "presunção".
A longa vida pode não ter lhe trazido sabedoria. Faça de conta que você nunca viveu nada, pois experência não se passa, fique só observando os erros e não se meta, amenos que alguém peça a sua opinião.
- Deixe que a "humildade" seja sua marca mais forte.Procure doar amor, muito amor pela sua experiência de vida. Seja solidário!
10º - Não seja repetitivo, contando a mesma história, três, quatro,cinco vezes, pois quem olha só para o passado, tropeça no presente e não vê passagem para o futuro.
Não se esqueça que essa vida é passageira e daqui levaremos somente as nossas ações...
Procure viver seu momento, com muito amor e alegria, pois você é único no universo!


Paz e Luz em seu coração!




(autoria desconhecida)

Nenhum comentário: