18/12/2011

Amor x Ódio...

O Amor é um estado de Ser!
Não está do lado do fora,está bem dentro de nós.
Não depende de um outro corpo, de nenhuma forma externa.
Se em seus relacionamentos você vivenciou tanto o "amor" quanto o seu oposto -, a agressão, a violência emocional,etc -, então é provável que você esteja confundindo o apego do ego e a dependência com amor.
Não se pode amar alguém em um momento e atacar essa pessoa no momento seguinte.
O verdadeiro amor não tem oposto.
Se o seu "amor" tem oposto, então não é amor, mas sim uma grande necessidade do ego de obter um sentido mais profundo e mais completo do eu interior, uma necessidade que a outra pessoa preenche temporariamente.
É uma forma de substituição que o ego encontrou, e, por um curto período, ela parece ser mesmo uma salvação.
Chega então um momento em que o outro passa a se comportar de um modo que deixa de preencher as nossas necessidades, ou melhor as necessidades do nosso ego.
Como acontece com qualquer vício, ficamos muito bem enquanto a droga está disponível, mas chega o momento em que a droga não funciona mais.
Quando essas sensações de medo reaparecem, nós a sentimos mais fortes que antes e passamos a ver o outro como a causa de todas essas sensações,por isso nós o agredimos com toda a violência que é parte do nosso sofrimento.
Essa agressão pode despertar o sofrimento do outro, que é induzido a contra-atacar.
Nesse ponto, o ego ainda está, inconscientemente, esperando que a agressão ou a tentativa de manipulação seja suficiente para levar o outro a mudar o comportamento, de forma que possa usá-lo de novo,para encobrir seu sofrimento.
Todo vício surge de uma recusa inconsciente de encararmos nossos próprios sofrimentos.
Qualquer que seja o vício - álcool, comida, drogas legais e ilegais, ou mesmo uma pessoa -, ele é um meio que usamos para encobrir o sofrimento.
È por isso que, passada a euforia inicial, existem tanta infelicidade, tanto sofrimento nos relacionamentos íntimos.
Eles trazem à superfície o sofrimento e a infelicidade que já está dentro de nós.
Todo vício chega a um ponto em que já não funciona mais para nós, e, então sentimos o sofrimento mais forte do que nunca.
Essa é a razão pela qual muitas pessoas estão sempre tentando escapar do momento presente e buscando algum tipo de salvação no futuro.
A primeira coisa que devem encontrar, caso focalizem a atenção no Agora, é o próprio sofrimento que carregam, e é isso que o que mais temem.
Se ao menos soubessem como, no Agora, é fácil acessar o poder da presença que dissolve o passado e o sofrimento.
Se ao menos soubessem como estão perto da própria realidade, como estão perto de Deus.
Não importa se você esteja vivendo só ou com alguém, a chave do segredo será sempre esta: estar presente e aumentar a presença concentrando a atenção cada vez mais fundo no Agora. Para o amor florescer, a luz da presença tem de ser forte o bastante, de modo a impedir que o pensador ou o sofrimento do corpo nos domine.
Saber que cada um de nós é o Ser por baixo do barulho mental, o amor e a alegria por baixo da dor, significa liberdade, salvação e iluminação.




Paz e Luz em seu coração!



(texto/ Eckhart Tolle)

Nenhum comentário: