05/08/2012

A cura pelo Amor e o Perdão...

Para quem não tinha ouvido falar sobre o tema, Ho'oponopono é uma técnica dos Kahunas hawaianos para dissolver entraves emocionais, sua tradução é: "por as coisas no lugar
A princípio era um ritual familiar, agora mais simplificado pode ser utilizado de maneira livre para todas as pessoas, situações e lugares onde você sente que precisa dissolver bloqueios que impedem o bom fluir dos relacionamentos interpessoais.
A técnica se baseia na crença de que nós somos responsáveis por tudo aquilo que atraímos para nossa vida, que se algo ou alguém nos magoa, chateia e nos julga, isso é apenas o reflexo do que está dentro, e de alguma forma nós auxiliamos para que aquilo acontecesse.
Quando nos vemos diante de uma situação que nos ameaça, um contratempo, uma rusga, nossa reação imediata é rejeitar e bloquear, preparando-se física ou emocionalmente para reagir: lutar ou fugir.
Se você se torna consciente da sua responsabilidade, vive intensamente aquele bloqueio, deixando-o dissolver-se e dissipar-se e ao trabalhá-lo em você, deixa de haver bloqueio.
Ao nos responsabilizamos pelo que acontece em nossas experiências, saímos da posição de vítimas dos acontecimentos, das pessoas e da vida, passamos a encarar tudo com mais maturidade.
Na prática o que faço quando me vejo diante de uma situação desgastante, quando alguém me ataca, julga, persegue e agride, eu procuro logo entender o que em mim atraiu aquela situação ou provocou o rancor daquela pessoa, o que em mim está refletindo aquilo, e faço o mantra simples e precioso do Ho'oponopono:(digo o nome da pessoa ou situação)EU SINTO MUITO!ME PERDOA! EU TE AMO!
É tão simples que parece que não funciona. Isso porque se espera sempre grandes coisas para efeitos grandiosos.
Ao passar por alguma situação de mal entendido, fico com o coração apertado, um nó na garganta, e é incrível como isso vai aliviando, dissolvendo, limpando. Em sua maioria realmente melhora a conexão com a outra parte, aliviando a tensão que se mantinha na situação de embate.
Pode até não proporcionar o reatar de laços, mas pelo menos limpa a energia que se mantinha pesada entre ambos.
Acredito que quando Jesus falou sobre dar a outra face ele estava falando de algo parecido com Ho'oponopono, que na verdade é não revidar na mesma frequência que está sendo insidida sobre você, se colocar como co-autor daquele sentimento que faz o outro sentir vontade de te ferir e apresentar suas sinceras desculpas por ter participado da construção daquele bloqueio que só os desgasta.
O Ho'oponopono funciona de forma que não precisamos pensar sobre o que estamos liberando, não passa pela razão, seria como se uma borracha fosse apagando os nossos padrões inconscientes que ficam repetindo-se em looping mental.
Você pode fazer também para curar pensamentos e sentimentos que emana viciosamente para o universo, cada uma dessas vibrações acaba atuando como veneno para o todo, pois somos todos um, somos apenas um fractal desse todo, refazer os padrões de pensamentos e sentimentos acelera consideravelmente a resolução de problemas que as vezes se arrastam a nos perseguir, justamente porque continuam dentro de nós e não há para onde fugir: somos nós!
Hoje te convido a experimentar o Ho’oponopono e retirar sua contribuição de padrões tóxicos de pensamentos/ sentimentos/ palavras com que juntos, poluímos o mundo e nossa humanidade.

Vale a pena experimentar!
Então, pra não perder a oportunidade, a você que está lendo: Eu sinto muito! Me perdoa! Eu te amo!

Paz e Luz em seu coração!



(Andréa Magnoni)

Nenhum comentário: