28/10/2014

Reflexão...

O Amor é um estado de Ser!
Não está do lado do fora, está bem dentro de nós.
Não depende de um outro corpo, de nenhuma forma externa.
Se em seus relacionamentos você vivenciou tanto o "amor" quanto o seu oposto -, a agressão, a violência emocional,etc -, então é provável que você esteja confundindo o apego do ego e a dependência com amor.
Não se pode amar alguém em um momento e atacar essa pessoa no momento seguinte.
O verdadeiro amor não tem oposto.
Se o seu "amor" tem oposto, então não é amor, mas sim uma grande necessidade do ego de obter um sentido mais profundo e mais completo do eu interior, uma necessidade que a outra pessoa preenche temporariamente.
É uma forma de substituição que o ego encontrou, e, por um curto período, ela parece ser mesmo uma salvação.
Chega então um momento em que o outro passa a se comportar de um modo que deixa de preencher as nossas necessidades, ou melhor as necessidades do nosso ego.
Como acontece com qualquer vício, ficamos muito bem enquanto a droga está disponível, mas chega o momento em que a droga não funciona mais.
Quando essas sensações de medo reaparecem, nós a sentimos mais fortes que antes e passamos a ver o outro como a causa de todas essas sensações,por isso nós o agredimos com toda a violência que é parte do nosso sofrimento.
Essa agressão pode despertar o sofrimento do outro, que é induzido a contra-atacar.
Nesse ponto, o ego ainda está, inconscientemente, esperando que a agressão ou a tentativa de manipulação seja suficiente para levar o outro a mudar o comportamento, de forma que possa usá-lo de novo,para encobrir seu sofrimento.
Todo vício surge de uma recusa inconsciente de encararmos nossos próprios sofrimentos.
Qualquer que seja o vício - álcool, comida, drogas legais e ilegais, ou mesmo uma pessoa -, ele é um meio que usamos para encobrir o sofrimento.
È por isso que, passada a euforia inicial, existem tanta infelicidade, tanto sofrimento nos relacionamentos íntimos.
Eles trazem à superfície o sofrimento e a infelicidade que já está dentro de nós.
Todo vício chega a um ponto em que já não funciona mais para nós, e, então sentimos o sofrimento mais forte do que nunca.
Essa é a razão pela qual muitas pessoas estão sempre tentando escapar do momento presente e buscando algum tipo de salvação no futuro.
A primeira coisa que devem encontrar, caso focalizem a atenção no Agora, é o próprio sofrimento que carregam, e é isso que o que mais temem.
Se ao menos soubessem como, no Agora, é fácil acessar o poder da presença que dissolve o passado e o sofrimento.
Se ao menos soubessem como estão perto da própria realidade, como estão perto de Deus.
Não importa se você esteja vivendo só ou com alguém, a chave do segredo será sempre esta: estar presente e aumentar a presença concentrando a atenção cada vez mais fundo no Agora. Para o amor florescer, a luz da presença tem de ser forte o bastante, de modo a impedir que o pensador ou o sofrimento do corpo nos domine.
Saber que cada um de nós é o Ser por baixo do barulho mental, o amor e a alegria por baixo da dor, significa liberdade, salvação e iluminação.


Paz e Luz!

(Eckhart Tolle)

Nenhum comentário: