10/11/2014

O Olho de Hórus!


O Olho de Hórus ou Utchat (Uedjat) é um símbolo, proveniente do Egito Antigo , que significa proteção e poder, relacionado ao deus Hórus .
 Era um dos mais poderosos e mais usados amuletos no Egito em todas as épocas. Os egípcios utilizavam vários amuletos protetores, tanto em vida quanto em suas múmias. Entre os mais antigos encontra-se o Olho Uedjat que já aparece no Antigo Império ( 2575 a 2134 a.C.) e é um dos mais comuns em todos os períodos da história egípcia.
 Ele simboliza o olho do falcão, isto é, de Hórus, o qual foi perdido durante sua luta contra o deus Seth, que o fracionou em 64 partes.Segundo Marisa Castelo Branco, no livro "Do Egito Milenar à Antiguidade", o hieróglifo do Olho de Hórus significa ver, construir, criar, sendo que a palavra em egípcio que o representa é “UDJAT” e este simboliza um bastão por meio do qual se obtinha o fogo.
A autora diz também que o símbolo é oriundo do “Olho de Rá” e, deste modo, o olho era o signo R (a boca) com o Sol no meio, simbolizando também o verbo criar. No papiro de Nesiamsu é dito que “os homens foram criados das lágrimas de Deus”. Assim sendo, a autora justifica que o “Olho de Rá” ou “Olho de Hórus” representa as lágrimas do criador, representado pelo hieróglifo QD (uma estaca em construção e também o verbo construir) e simbolizava Osíris que desceu à Terra para trazer os primórdios da civilização.A segunda lágrima é representada pelo hieróglifo de uma espiral das forças construtivas da natureza, simbolizando Hórus.
Segundo a lenda, o olho esquerdo de Hórus simbolizava a Lua e o direito, o Sol. Durante a luta, o deus Seth arrancou o olho esquerdo de Hórus, o qual foi substituído por este amuleto, que não lhe dava visão total, colocando então também uma serpente sobre sua cabeça (Uraeus). Foi por isso que os faraós passaram a usar na frente das coroas o “Olho de Hórus”, anteriormente chamado de “Olho de Rá”, que simbolizava o poder real.  
 Por esta razão, o Olho de Hórus ou “Olho de Wadjet” surge na mitologia egípcia como um símbolo da vitória do bem contra o mal, que tomou a forma de um amuleto protetor.
O Olho de Hórus foi e ainda é utilizado como amuleto de cura e proteção (pela fantástica história da sua restauração). Também era usado como medida médica, usando as proporções matemáticas do olho para determinar as proporções dos ingredientes na preparação de medicamentos. 
Hoje em dia, o Olho de Hórus adquiriu também outro significado e é usado para evitar o mal e espantar inveja (mau-olhado), mas continua com a função de trazer proteção, vigor e saúde.
O Olho de Hórus sempre foi usado em diversas tradições representando a Onipresença de Deus, que tudo vê, tudo sabe e tudo pode. 
É a confirmação de que todos os nossos atos, emoções e pensamentos são guiados pela Presença Divina, ou Eu Sou o Cristo Cósmico.
O Olho de Hórus também representa a conquista das Altas Iniciações e a encarnação das 3 Forças Primárias da Natureza e do Cosmo.

Paz e Luz!

Fonte:  Hórus Consultoria Esotérica




Nenhum comentário: