24/06/2015

Reflexão!

O caminho da libertação espiritual é o autoconhecimento.
Conhecer o caminho significa conhecer profundamente a nossa alma, e conhecer a si próprio, numa jornada que exige vontade, dedicação e disciplina.
Mas o que é alma? Não se preocupe com definições para alma, elas são muitas e todas são tentativas da mente, um dos atributos da alma, de explicar a si mesma.
A alma gera o corpo e atua como força animadora da vida nele.
Ela é criadora da mente e das emoções e o alicerce de todas as nossas experiências, e possui os conteúdos que caracterizam a nossa consciência individualizada.
A alma é imaterial, por isso não a vemos nem tocamos, mas sentimos através dela as necessidades do espírito. Como ela é criadora de emoções, sentimentos, é observando nossos sentimentos, sejam eles de que natureza forem, que encontramos a orientação que vem dela para a nossa evolução.
Somos consciência que aprendeu a expressar-se a si mesma de forma individualizada. Somos alma que aprendeu através da evolução físico/espiritual a se tornar uma individualidade - divindade manifesta em unidade.

Somos um infimo do todo criando-se a si mesmo na alma individualizada. No passado éramos uma alma coletiva, que através da evolução aprendeu e se individualizou.
A evolução acontece de modo natural e inconsciente até certo ponto, no reino animal, mas a própria expressão “animal” tem significado de alma.
Ao atravessar a fronteira do humano começa a evolução consciente e nos tornamos responsáveis por nós mesmos e pela nossa evolução, agora podendo contar com nosso livre arbítrio para andar mais rápido ou seguir a lenta marcha natural da evolução coletiva, mas nesse caso a custo de sofrimento.
Na experiência do ego temos o primeiro contato com a individualização, que experimentamos como egoísmo.
Depois, subimos na escala da consciência e percebemos que individualizar-se significa ir além do ego e tornar-se uma unidade complementar do todo, consciente de si mesma e do universo do qual é parte, atuando e criando o tempo todo para melhorar e aprimorar a vida.
Toda essa experiência aprimora a alma, que é ao mesmo tempo criadora e criatura, na medida que conduz e agrega valores a si própria.
O caminho da libertação espiritual é o próprio processo que a alma conduz. 

O mais elevado desejo de realizações da vida é percebido pela ânsia de alcançar Deus; a partir daí devemos manter a orientação para o próprio interior até que a meta seja alcançada.
O caminho não é um caminho lá fora, ele é a própria interiorização rumo ao centro espiritual que está no âmago da nossa alma.

Paz e Luz!

(Luiz A.Trevizane)

Nenhum comentário: