22/06/2014

As portas da vida...


Sempre, a nossa frente estão muitas portas.
Em qualquer momento de nossas vidas ou uma situação específica, existem possibilidades, por mais que não as vejamos.
Podemos estar quase cegos por algo que nos consome, fazendo com que não vejamos outra saída senão uma única possibilidade.
Mas, será assim mesmo?
Somos caminhantes na grande senda da vida.
Todos, sem exceção, caminhamos e tentamos, ao nosso modo de perceber e sentir as coisas, fazer o melhor e cumprir nossa missão.
Mas, por que será que existem pessoas com vidas tão diferentes das nossas?
Precisamos olhar para a vida, neste momento, como expectadores e tentar ver o que há em comum a todos nós.
Indo mais além, temos um corpo que torna nossos sentimentos, idéias e intenções visivelmente realizáveis no mundo concreto que vivemos.
Com tudo que temos em comum é aí que está à grande diferença: cada um de nós é um tipo de eu, uma alma buscadora de certas coisas e possui certa forma de sentir. Então, a diferença se torna uma grande riqueza, a grande qualidade que temos de aprender uns com os outros a partir das nossas diferenças, talvez por isso estejamos juntos na mesma grande casa que é o planeta terra.
Portas e portas, algumas não desejamos outras tanto queremos e, se pudéssemos agora mesmo as abriríamos.
Agora mesmo mudaríamos algumas coisas, mas não é assim, tudo tem seu tempo e por que, por mais que não queiramos aceitar.
Mas, elas existem e se mostram a nossa frente e ocultam coisas a serem descobertas, para todos nós.
Por tudo isso, sabemos que o caminho é diferente, cada ser humano possui uma forma sinuosa de trilhar a vida, cada um tem suas próprias curvas, acentuadas ou não, na estrada da vida que conduz até as portas...
E tudo é caminho, tudo é estrada a uma nova aventura, a uma necessidade a ser trilhada para outro caminho a ser seguido.
Percorrer os caminhos da vida é uma obrigação porque estamos aqui e não nos é dada a inércia, já, o como trilhá-los está na decisão que tomamos em relação às coisas, a cada instante, cada momento. Para todos nós a estrada sinaliza, mas, respeitar ou não a sinalização é uma decisão de cada condutor que dirige sua vida. Nessa decisão, toma certa direção e surgirão os pedágios, cada um em acordo com a trajetória percorrida, mas é direito de todos trilharem as estradas da vida e, mais ainda, abrir portas.

Paz e Luz!

(Domício Martins Brasiliense)

Nenhum comentário: